Saúde, higiene e alimentação

  • 05/01/2017
  • marcia
  • Blog

Reprodução:

Os problemas de reprodução, encontrados pelos criadores são numerosos e diferentes uns dos outros. Estes problemas constituem um sério entrave ao sucesso desta criação e decorrem das particularidades da anatomia e fisiologia da raça, fixadas pela seleção.

Acasalamento é difícil

Muito pesado e compacto, de uma natureza bastante linfática, o macho sente uma dificuldade para um acoplamento natural. Quase sempre são necessárias providencias para manter os parceiros unidos e permitir o acasalamento.

A taxa de fecundidade é fraca

Ainda que os cios das fêmeas sejam notados, a data de ovulação é extremamente variável. Existe um considerável percentual de fêmeas hipo férteis.

O parto raramente é fácil e natural

É notório que se trata de uma raça que apresenta problemas de reprodução; porque hoje a raça apresenta o terço anterior do corpo amplo e potente e uma pelves estreita e fina. Isto não é tudo, nenhuma outra raça tem um tamanho de cabeça em proporção ao corpo tão grande o que contribui para tornar difícil o parto que, habitualmente se realiza por cesariana. A seleção foi baseada no tamanho da cabeça e na largura dos ombros, sem se preocupar com a adaptação da bacia da cadela; porque, eventualmente, face a alguma deficiência hormonal, a cadela não entre em trabalho de parto; porque muito amiúde, há presença de um ou vários filhotes com edema, ou a contração anormal de uma trompa uterina provoca a retenção de toda a ninhada; porque o tonos muscular é fraco muitas vezes, correspondente ao caráter tranqüilo de grande parte dos exemplares da raça o que impede a expulsão de todos os filhotes, acarretando uma cesariana de urgência, feitas em condições difíceis numa cadela já esgotada. Pesquisas realizadas indicaram um percentual muito baixo para a possibilidade de uma fêmea de Bulldog parir normalmente uma ninhada inteira, como ocorre com outras raças. Muitos filhotes são perdidos por sofrimento fetal, porque algumas pessoas desconhecem estas estatísticas ou preferem desconsidera-las. Noutras ocasiões alguns profissionais que prestam atendimento ao proprietário da cadela, por desconhecer os problemas da raça, ou por não se convencerem quando alertados sobre estes problemas, induzem o proprietário a crer na possibilidade do sucesso de um parto normal.

Higiene:

saude_higiene_alimentacao1-canil_stellfer   Os olhos e a boca devem ser alvo de atenção, os olhos devem ser revisados com atenção para evitar infecções. A pele ficará protegida quando for integrada na dieta complementos da vitaminas A e H. As dobras faciais, a pele entre os dedos, e as áreas que possam ficar expostas a uma fricção prolongada requerem uma terapia baseada na limpeza cuidadosa dessas zonas e posteriormente, se necessário, uma medicação a base de pomadas com cortisonas e antibióticos. Após o banho é fundamental que o cão, após enxuto por uma toalha, seja completamente seco com um secador, os sulcos das dobras (rugas) da cara devem ser secas sem atritar a pele e o pelo, pressionando levemente a toalha, com cuidado e atenção. Deve ser escovado pelo menos duas vezes por semana.

Alimentação:

saude_higiene_alimentacao2-canil_stellferÉ um animal dotado de um bom apetite as necessidades diárias de Kcal variam entre 850 a 950. Excessos alimentares proporcionarão um estado de obesidade. A alimentação contínua com ração industrial que contenha farelo de soja é prejudicial. O Bulldog se caracteriza por uma excessiva atividade da glândula tireóides.
Uma dieta balanceada e variada proporcionará mais qualidade de vida e longevidade ao cão. Evitar administrar exclusivamente ração por períodos extremamente longos. Introduzir periodicamente, na dieta do cão, vísceras bovinas frescas cosidas com legumes e arroz proporcionará uma variação no cardápio que impedirá o surgimento de infecções de origem nutricional do tipo “BLACK TONGUE”.

Saúde:

saude_higiene_alimentacao4-canil_stellferDevemos lembrar que o Bulldog poderá apresentar uma predisposição para cardiopatia congênita consistente na estones da válvula pulmonar. Esta má formação que afeta a parte direita do coração. Pode ser a causa de um crescimento defeituoso do cão com pouca resistência e com possibilidade de complicações graves, até a morte, num animal adulto.

Apresenta uma incompatibilidade com temperaturas elevadas, acima de 37 graus, e deve ter condições de acesso e repouso aos locais frescos e ventilados na estação do Verão, e nos dias quentes do ano.

Ele equaliza a temperatura corporal refrescando a si próprio na tigela de água e colocando toda a superfície do abdômen em contato com superfícies frias como os pisos vitrificados, por exemplo. A descompensação térmica do Bulldog pode levá-lo à morte caso seja acometido pelo mal estar conhecido como : HEAT-STROKE (GOLPE DE CALOR) que ocorre quando é deixado em carros com os vidros fechados, sem ventilação e estacionados ao sol; Ou quando é exercitado ou levado para caminhar nas horas mais quentes do dia. O ideal é levá-lo para passear nas primeiras horas da manhã ou à noite.

saude_higiene_alimentacao3-canil_stellferAo chegar do passeio deve ter a vasilha d’água recolhida, esperando que recomponha a temperatura interna (oferecer-lhe água decorridos 30 minutos após o término do exercício).

Para que tenha uma vida saudável e a mais longa possível necessita de qualidade de vida, abrangente a uma boa e equilibrada alimentação e, acima de tudo companhia humana. Deve ser integrado ao ambiente familiar para estar feliz e corresponder a toda expectativa que dele se espera. Se for confinado ininterruptamente em canis fica deprimido e tende a desenvolver Stress e consequentemente dermatites de fundo emocional.